Tutorial Photo Scenery Maker

fabio 4 de junho de 2009 9
Tutorial Photo Scenery Maker

Tutorial Photo Scenery Maker

Este tutorial tem por objetivo explicar de forma detalhada a construção de solo photorealistico com imagens obtidas a partir do Google Earth ®

Ainda estou aprendendo sobre o assunto então qualquer observação será bem vinda desde que contribua de forma positiva para o aperfeiçoamento das técnicas usadas.

CONTEÚDO NECESSARIO PARA TRABALHAR.

1.Adobe Photoshop
2.Google Earth
3.Imagetool
4.Photo Scenery Maker
5.FS2000 Terrain SDK
6.Conexão com a internet

Recomendo usar uma máquina com 1GB de RAM ou mais, pois o processo de montagen das imagens usa muita memória!

Depois de ter esses programas em mãos, você já pode partir para o 1° passo o qual poderá lhe tomar dias dependendo do tamanho da imagem que vc pretende montar, estou motando uma imagen de 10000X10000 pixels e isso está me dando muito trabalho… recomendo uma imagen de 5000X5000 que já ajuda.
1° PASSO – MONTAGEM DA IMAGEM.

Configurando a sua imagem no Photoshop

Abra o Photoshop e vá em File > New, na janela que abriu batize seu arquivo. Eu sugiro este padrão, ICAO (do lugar) pixelXpixel altura capturada da imagem.

Tipo assim: SBXX_5000X5000_1500m

Em Whidth coloque o tamanho da imagem que vc deseja criar

Em Height repete o Whidth

O resto pode deixar como esta.

Salve e deixe aberto por enquanto.

5

Agora,

Abra seu GE e vá para a região desejada

Deixe a imagem orientada para o N!

4

Iniba qualquer marcador existente, nome de localidades, ruas, etc…
Desmarque o Mesh, deixe tudo liso.
Escolha uma altitude entre 1500m e 2000m, ou outra qualquer desejada, se desejar cobrir grande área capture imagens com mais altura, caso contrário aproxime mais e capture.
Deixe a imagem carregar 100%
tecle F11 para dar Full Screen
Tecle Print Screen
tecle F11 para voltar
Abra o Paint do Windows
Cole a imagem recém capturada
Selecione a área em que a imagem aparece descartando os efeitos visuais, selecione a maior área da imagem disponível
Copie (entenda que só queremos a imagem, sem barras do programa!)
Cole no Photoshop (dica, de Ctrl V para colar e Ctrl + ou – para Zoom

Repita este processo até que a imagem esteja formada, tendo cuidado de fazer uma imagem ser encaixada com a outra, use o zoom para fazer isso. Vá salvando, quando ficar nervoso, descanse e volte no outro dia a trabalhar nisso kkkk.

Deverá ficar parecido com isso ao longo do pocesso. (Nesta imagem já existem 90 imagens encaixadas)

6

Quando terminar de montar salve a imagem no formato .bmp 24bit. É este arquivo que vai ser usado.

Finalmente a imagem ficou pronta! (Originalmente ela é muito mais do que 800X600).

2

Muitos autores editam a imagem para deixarem com tons do FS, eu não, deixo como esta…

As áreas que o Photoreal termida e começa o default é um problema que eu não sei minimizar, espero que outras pessoas possam propor um método para deixar a transição mais suave.

No Photo Scenery Maker você tera a opção de escolher a estação do ano, se optar por isso tera que editar (photoshop) a imagem de acordo, outra opção é a textura noturna, que também precissa ser editada (não vou explicar como fazer porque eu não sei ao certo)

2° PASSO – CONFIGURANDO O PHOTO SCENERY MAKER E GERAÇÃO DOS ARQUIVOS.

Esse é fácil

Para fazer o programa funcionar você vai precisar do FS2000 Terrain SDK e do imagetool, para isso com o Photo Scenery Maker aberto vá em options e configure como está na imagem abaixo, nesta parte você vai dizer onde que estão os arquivos desejados pelo programa, tenha em mente em que pasta esses dois programinha ficaram instalados assim facilita a busca.
Feito isso vá em File > New, em Summer carregue a imagem que você montou e salvou em BMP, desmarque Support Seasons caso não queira definir estações. Se desejar texturas noturnas carregue a imagem editada para noite em Lightmap, se tiver lagoas e rios tera que criar uma textura alpha no curso do rio ou lagoa caso queira ver a água do FS. (Não vou entrar em detalhes por enquanto).

Na aba Coordinates escolha as coordenadas desejadas use – (menos) para latitudes e longitudes W.

Em Resolution coloque valores que fiquem o mais próximo possivel de 4 em Info ( Não sei efetuar esses cálculos, então vou chutando os números, no tutorial em inglês que indico abaixo existe alguma coisa sobre isso).

Na aba Output:

Em Output Folder indique o local que deseja que o arquivo gerado fique. (o cenário propriamente dito)

Base Name File é o nome da .bgl

Clique em ok, se nada deu errado o processo de criação esta iniciado, agora você já pode ver a sua imagem na área do programa.

Vá em Scenery Generation e siga os passos numerados de 1 a 5 sem pular nenhum, caso de erro, existe alguma coisa errada! então volte e confira tudo, após executar todos os Itens sem erro clique em Run Whole Procesess, apartir de agora os arquivos gerados encontran-se naquela pasta que você disignou antes, para facilitar a sua vida e agilizar a instalção crie uma pasta com o Nome do Cenário e Cole dentro dela Tudo o que foi gerado, depois é só instalar e ativar no FS.

OBS: O programa ira fazer tudo por você, criará a .bgl e as texturas. Não importa se usa Mesh Default ou um melhorado, as texturas se adptam perfeitamente a qualque relevo.

Sobre o Autogen

Particularmente não sou fã do Autogen pois não é realista e só pesa, mas caso queira fazer tera uma pouco mais de trabalho, pois ainda não desenvolvi uma tècnica mais eficaz de fazer isso.

Vai presisar do Autogen SDK (Por enquando não vou entrar em detalhes sobre o autogen)
Bom, fica ai minha contribuição para com a comunidade que se interessa pela construção de cenários, lembro a vocês que também estou aprendendo, duvidas e informações suplementares serão bem vindas e até anexadas ao tutorial se for o caso.

Não sei efetuar os Cálculos para fazer a Imagem formada ficar 1X1, derrepente você terá que alterar o tamanho da imagem diminuindo os Pixel até que fique dentro do padrão, ou seja (a imagem corresponda com a realidade no tamanho) outra parte chata são as coordenadas geográficas, pois eu não compreendi completamente é tenho que fazer várias vezes o processo de geração dos arquivos.

É isso ai, o resto é pura criatividade!

Resultado Final no FS.

7

Lembre-se que no Help do programa existe um tutorial também!

Abraço a todos

Vagner Varig
Equipe Br Cenários.
Referência Bibliográfica:
http://www.flightsimworld.com/forums/index…showtopic=13800

9 Comments »

  1. melzi 11 de agosto de 2009 at 17:39 -

    Entenda que este tutorial está incompleto (por minha parte), do qual não foi bem explica a parte de coordenadas e dimensões, ao meu ponto de vista deveria ser mais “aberto” o assunto citado pelo autor. Parabéns pela Iniciativa do qual me motivou ir a fundo como solucionar tais erros que vinha ocorrendo e sem sucesso com o programa e pesquisando muito consegui criar a foto e quem quizer ajuda para solucionar este mistério meu e-mail está acima.

  2. Edgar 9 de setembro de 2009 at 22:51 -

    Muito bom tutorial, mas estou precisando de uma ajuda, alguem se candata?

  3. Henrique 27 de novembro de 2010 at 15:42 -

    Estou tendo dificuldades, queria a ajuda de alguem que ja conseguiu ingressar a textura solo no fsx.
    Não consigo colocar as coordenadas.
    Vi um jeito que nao se coloca as coordenadas na primeira vez, e sim depois faz a calibração so que na calibração nao estou tendo exito.
    Grato, Henrique.

  4. Robert Fuchs 1 de janeiro de 2011 at 21:33 -

    Pessoal,
    Lí o tutorial e acho que é bem didático, fácil de seguir. No entanto, são recomendados alguns softwares que funcional apenas em Windows, como, por exemplo, o Imagetools. Como é que nós, usuários de Mac, ficamos? Existem programas para esta plataforma que possam substituir aqueles recomendados?
    Desejando um excelente 2011, aguardo uma resposta.

    Robert Fuchs

  5. PR-DAL 25 de maio de 2011 at 15:08 -

    Olá, muito bom o tutorial. Gerei a imagem no photoshop e salvei conforme diz, salvei tambem para OS/2. Meu amigo teria como vc colocar essa imagem como o bgl para mim? Desculpe mas é que eu teria que baixar os outros programas e aprender a mexer, sendo que já tenho a imagem vc poderia dar uma agilizada par mim? Agradeço pela boa vontade. Abraço.

  6. PR-DAL 25 de maio de 2011 at 16:14 -

    Olá novamente. Como se faz para colocar as coordenadas 21°32’24S 43°00’32W ? Quando entro no primeiro item da geração de cenário ele diz que as coordenadas estão erradas para eu reeditar. Obrigado

  7. Diego 10 de fevereiro de 2012 at 15:41 -

    Pelo que estou vendo e com quase certeza, esse tutorial foi feito com a imagem da cidade de Caxias do Sul-RS..

  8. D. Santana 19 de agosto de 2013 at 16:46 -

    nao entendi a parte de inserir cordenadas no Photo Scenery Maker. alguem sabe como faz?

  9. Daniel Santana 22 de novembro de 2013 at 11:15 -

    Amigo to conseguindo fazer em partes, mas depois que clico em Run whole process, apareceuma janelinha escrito done. mas quando vou na pasta, somente tem um arquivo. tipo um bloco de notas com uma engrenagem. o que ta acontecendo?

Leave A Response »