Tutorial Modelagem Gmax – Ground poly by poly

fabio 15 de junho de 2009 2
Tutorial Modelagem Gmax – Ground poly by poly

Tutorial criado por Alexandre Vieira

Usei como referência o aeroporto de SBCH, e fiz este tutorial para o meu amigo Camilo que lançou
CH há dias na avsim.
Esta técnica é usada, geralmente, quando a resolução do solo fotoreal é má (não tem resolução suficiente
para distinguir bem as linhas de taxiway, placas, etc), o que acontece com a maioria dos locais no GE,
como no caso SBCH.
Então, temos que criar as placas, taxiways, pistas através de planos.
Vou ensinar só a parte básica de fazer taxiways curvas, que serve também placas curvas, qualquer coisa.

Este tutorial é para aqueles que estão a começar na modelagem do solo/chão/ground de um aeroporto.
Para esta técnica ficar aplicada bem, tem que ter um plano com a textura do fotoreal do
Google Earth ou de qualquer outro, mas usei o GE para este tutorial.
Corta-se as imagens no GE, acerta num editor de imagem, junta tudo e depois põe no
Gmax e começa a aplicar esta técnica. Como isso dá muito trabalho, fiz só meio “imaginário”
para vocês perceberem.

Como sempre… os 4 passos opcionais, você pode saltá-los, mas a visualização do
modelo ficará melhor assim:

1) Abra o Gmax
2) Customize » Preferences » Configure Meters invez de Inches

3) Customize » Viewport Configuration » Rendering Method » Smooth+Highlits + Edged Faces
3.1) Na barra Layout, selecione o mosaico de tela cheia e depois em baixo, um clique na tecla direita e selecione Prespective.
Vamos começar a modelar? Let’s go!
A) Crie dois planos assim:
B) Está vendo aquela bolinha ali na barra lateral direita? Clica na do lado, para escolher a opção line.
Depois continue a fazer a curva e no final, acabe tocando no primeiro vértice e ele perguntará isto.
Vá a Convert » Convert to Editable Poly…
E deve ficar assim:
Pronto! Já temos pronta essa parte. Agora vou explicar aquelas opções ali em baixo da ferramenta line.

1º – Drag Type – Corner | 2º – Drag Type – Smooth | 3º – Drag Type – Bezier

Agora, muita atenção nesta parte, que é crucial para diminuir o numero de vertices do modelo (do cenário do aeroporto). Aquela parte da curva que ficou em cima do outro plano tem muitos vértices ali desperdiçados, vamos tirá-los!
Seleccione Vertex, na barra lateral direita (aquela com estrelas vermelhas), selecione os vértices (pontos vermelhos) que estão em cima do outro plano e clique em Collapse. O que aconteceu? O Gmax simplesmente pegou naqueles vértices todos e junto-os num só! Ideal mesmo para economizar e melhorar a perfomance do modelo!
Isto é muito útil em cenários, quando você tem de comprimir ou apagar vértices, muita vez porque não se os vê ou estão dentro de algum outro objecto, etc.

Blablabla, espero que tenham percebido, blablabla não hesitem em colocar dúvidas, blablabla Enjoy

Alexandre Vieira

2 Comments »

  1. Kaiser 10 de novembro de 2009 at 12:01 -

    caro alexandre, seu tutorial foi excelente.
    porém gostaria de saber como exportar o 3d para o formato do fs… eu estou há tempos tentando achar um tutorial sobre isso, ms não achei nada.
    tenho o gmax e 3ds 2010 instalados, ms não há nenhum formato ou plugin para exportar…
    dá um help aí cara… valeu

  2. João 27 de abril de 2010 at 15:46 -

    Caro Alexandre
    Ótimo tutorial. Bem explicativo e com varias fotos mostrando o desenvolvimento do projeto. Agora sim posso me aventurar em fazer algum aeroporto ou mesmo modificá-lo. Parabéns.
    Um abraço.

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